Tornar a educação mais inclusiva e acessível a todos, respeitando suas diferenças, particularidades e especificidades, é a missão da Secretaria de Educação de Balneário Camboriú. Dentro desse contexto todas as unidades de ensino – do Infantil ao Fundamental, trabalharam com ações inclusivas, na última semana – de 22 a 26, quando a Rede Municipal de Balneário Camboriú comemorou a Semana da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Lives, peças teatrais, jogos e dinâmicas variadas movimentam a Semana e envolveram todos os mais de 15 mil alunos da Rede.
Todos os alunos da Rede participaram em total integração. A Semana da Educação Especial faz parte do calendário escolar do Município e tem como principal objetivo promover a integração e troca de informações, possibilitando a sensibilização quanto à Educação Especial e Inclusiva. Dinâmica no Polo Bilingue e de Altas Habilidades, com tarde de música; atividades do paradesporto – jogos esportivos com paratletas; teatros sobre as diferenças – peça Alice no país da inclusão; jogos; palestras com deficientes físicos; pinturas; brincadeiras de mímicas, entre tantas outras atividades mostrou aos alunos participantes a importância da inclusão.
“A inclusão é uma responsabilidades de toda sociedade, e a Secretaria de Educação, junto com os demais órgão do Governo Municipal, vem trabalhando para que essas desigualdade diminuam, para que possamos colocar em prática a equidade na Educação”, pontua a secretária, Marilene Cardoso.