SC – Imagens aéreas mostram extensão de alagamentos na Grande Florianópolis após fortes chuvas

Medida prevê mais agilidade no atendimento aos municípios afetados. Quase 900 pessoas estão desalojadas em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil.

Imagens aéreas feitas pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar mostram a extensão dos alagamentos em dois municípios da Grande FlorianópolisSanto Amaro da Imperatriz e São João Batista. Os vídeos foram feitos nesta quinta-feira (1º), após as cidades serem atingidas por fortes chuvas.

Santa Catarina decretou situação de emergência devido às chuvas fortes e intermitentes que deixaram ao menos duas pessoas mortas e um bombeiro militar desaparecido nesta quinta. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa pelo governador Carlos Moisés (Republicanos).

Santo Amaro da Imperatriz decretou situação de emergência na quarta-feira (30). De acordo com a prefeitura, nesta quinta e sexta (2), os serviços públicos não funcionam no município.

Além disso, as aulas foram suspensas em toda a rede municipal e estadual. Os postos de saúde também não estão atendendo.

Imagens mostram alagamentos em São João Batista, na Grande Florianópolis
Imagens mostram alagamentos em São João Batista, na Grande Florianópolis

São João Batista decretou situação de calamidade pública nesta quinta. O município chegou a disponibilizar sete abrigos para a população.

Segundo a prefeitura, 15 mil moradores foram afetados e as inundações cobrem 85% de São João Batista. Em 24 horas, o Rio Tijucas subiu 6 metros.

A prefeitura afirma que se trata de uma das maiores enchentes da história do município. Ao menos 700 pessoas foram levadas para abrigos emergenciais da Defesa Civil.

Alagamento em São João Batista, na Grande Florianópolis — Foto: CBM/Divulgação

Alagamento em São João Batista, na Grande Florianópolis — Foto: CBM/Divulgação

A Secretaria Municipal de Assistência Social está recebendo doações para as famílias atingidas. Os donativos devem ser levados ao Centro Municipal de Convivência do Idoso.

A prefeitura pede, principalmente, colchões, roupas de cama, alimentos, fraldas e itens de higiene pessoal.

Decreto de emergência do estado

O texto do decreto de emergência, que prevê mais agilidade no atendimento aos municípios afetados, será publicado ainda nesta quinta no Diário Oficial. Florianópolis e pelo menos outros 20 municípios já decretaram emergência.

De acordo com o boletim da Defesa Civil das 18h desta quinta, 882 pessoas tiveram que deixar as casas e ir para um abrigo. Outras 195 foram para a casa de parentes.

Em relação ao bombeiro que está desaparecido, a corporação informou que suspendeu as buscas ao anoitecer por causa da insegurança da operação noturna, devido às fortes correntezas no local. A procura será retomada no amanhecer desta sexta (2).

Orientações da Defesa Civil

A Defesa Civil estadual faz orientações sobre cuidados a serem tomados em caso de alagamentos e deslizamentos. Confira abaixo.

Alagamentos

  • Evite contato com as águas;
  • Não dirija em áreas alagadas;
  • Evitar pontilhões e pontes submersas;
  • Redobrar atenção com as crianças.

Deslizamentos

  • Fique atento a inclinação de postes e árvores;
  • Qualquer movimento de terra ou encostas próximo a residências;
  • Aparecimento de rachaduras em muros ou paredes

Por Joana Caldas, g1 SC